loader image

Compre o meu livro CONFIAR AMAR CRESCER aqui

O Poder da Timidez

Mexe-te, fala, estás sempre calada.

O insulto sobre o estar quieta e no meu canto foi constante ao longo da minha vida. A ofensa sobre a minha timidez, que desde que me lembro, é a minha timidez, sempre fez parte do leque de reparos dos outros.

Ser tímida é um estado, é um estado de inação para muitos, mas quem o vive sabe que de inação não tem nada. Cá dentro vai um turbilhão de emoções, vai um misto de sentimentos e de palavras que querem sair, mas que mais uma vez não saem. E quanto mais o mundo à nossa volta puxa por nós, menos sai. Até ao dia! Até ao momento!

Sim, porque ser tímida é um estado, e como estado é temporário, passa, e depois volta, passa e depois volta. O importante aqui, para quem se identifica com a timidez, é saber que esta é uma flor a desabrochar e que tem muito para contar e para dar aos outros. Para dar principalmente a si mesma.

A todas as meninas e mulheres adultas que são tímidas, brindemos a isso, pois a timidez faz-nos sair do nosso casulo de uma forma mais cintilante. Quando nos abrimos ao mundo e entramos em ação, a presença preenche uma sala. Sim, eu sei, muitas vezes fomos esquecidas, nem sequer se lembraram de nós, mas isso chegou ao fim. As pessoas tímidas também têm um lugar, um espaço muito próprio que preenche o coração.

Não fiquem sentadas, ocupem, circulem, falem, façam-se ouvir, e quando vos faltar a coragem não se preocupem, porque mais tarde ou mais cedo chegará o momento em que serão capazes de voltar a estar presentes. A timidez é como uma montanha russa, é como uma caminhada numa floresta em que nos sentimos muitas vezes sozinhas. É verdade, eu sei! Mas ainda assim, lembra-te: a timidez é uma flor que faz de ti um ser especial e único. Ser tímida e Capaz faz de ti uma pessoa de ação, mesmo que essa ação seja silenciosa. O importante é o impacto que ela tem no mundo. E tem sempre impacto.

Portanto, assume a tua timidez e grita ao mundo: eu sou Tímida e sou Capaz!

Artigo publicado em Capazes!

Deixe um comentário

Close Menu